Dia da Sardenha
28 de Abril, segunda-feira
Sardinia

Enquadramento histórico
O Dia da Sardenha comemora a luta dos sardos pela liberdade e autogoverno, que começou com os eventos conhecidos como "Revolta dos Cinquenta Dias". No final do século XVIII, a Sardenha estava sob o controlo do Reino de Sabóia. A população local estava descontente com as restrições políticas e económicas, bem como com o domínio dos estrangeiros no governo da ilha.
A 28 de abril de 1794, os sardos expulsaram da sua ilha representantes da administração da Sabóia, incluindo o vice-rei Vincenzo Baller. Este evento tornou-se um símbolo de resistência e do desejo dos ilhéus de manter a sua identidade cultural e autonomia.
Conforme observado
Eventos tradicionais. Neste dia realizam-se procissões, concertos e apresentações teatrais, muitas vezes dedicadas a momentos-chave da história da Sardenha.
Exposições e palestras. Os museus e as instituições culturais organizam exposições que contam os acontecimentos de 1794 e a história da Sardenha em geral.
Apresentações folclóricas. Os grupos locais apresentam canções e danças da Sardenha.
Festivais culinários. A celebração conta com pratos tradicionais da Sardenha, como massas malloredus, queijo pecorino e famosos vinhos da Sardenha.
Dia da Sardenha em outros anos
- 2021 28 de Abril, quarta-feira
- 2022 28 de Abril, quinta-feira
- 2023 28 de Abril, sexta-feira
- 2024 28 de Abril, domingo
- 2026 28 de Abril, terça-feira